O Teste do Pezinho é um exame de triagem feito no bebê a partir do seu 3º dia de vida. É um teste muito importante, pois permite detectar e tratar precocemente diversas doenças e, desta forma, evitar sequelas e problemas graves, como o retardo mental.

Toda esta segurança exige apenas a coleta, em papel filtro, de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê.

O exame é feito em laboratório terceirizado.

Algumas doenças que o Teste do Pezinho pode detectar precocemente:

Fenilcetonúria – Distúrbio genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite ameaça a saúde do bebê, causando retardo mental grave.
Exame: PKU
Galactosemia – A galactose presente no leite causa, nas crianças com galactosemia, um quadro grave marcado por catarata, convulsões e diarréia.
Exame: Galactose
Hipotireoidismo – A falta dos hormônios produzidos na glândula tireóide causa deficiência mental e retardo de crescimento.
Exame: TSH T4 Neonatal
Hiperplasia Adrenal – Distúrbio no metabolismo que pode levar à desidratação aguda e, na menina, a masculinização dos órgãos genitais.
Exame: 17 OH Progesterona Neonatal
Fibrose Cística – Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos.
Exame: Tripsina Imunoreativa
Deficiência de Biotidinase – A carência da biotina pode levar à convulsões, falta de equilíbrio, hipotonia, lesões na pele, perda de audição, retardo no desenvolvimento e acidose metabólica.
Exame: Biotinidase
Toxoplasmose – Infecção adquirida pela gestante que, se transmitida ao feto, pode causar microcefalia, lesões oculares, entre outros.
Exame: Toxoplasmose
G6PD – A deficiência de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase é a enzimopatia mais comum. Os pacientes com deficiencia de G6PD podem apresentar grave icterícia neonatal (“amarelão”) ou anemia hemolítica (ruptura dos glóbulos vermelhos).
Exame: G6PD
Anemia Falciforme – As hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura molecular ou na produção da hemoglobina. Crianças com hemoglobina S anormal são altamente suscetíveis à anemia e infecções.
Exame: Eletroforese de Hemoglobina

Doenças Infecciosas
Sífilis – A criança que adquire esta doença durante a gestação pode apresentar, ao nascimento, problemas de pele, ossos, baço, fígado, e sistema nervoso. Em alguns casos, a doença só se manifesta após alguns anos.
Exame: VDRLCitomegalovirose – Entre as manifetações associadas à infecção congênita pelo citomegalovírus estão a hidrocefalia, calcificações cerebrais e sequelas visuais, auditivas e mentais.
Exame: CMV

Doença de Chagas – Parasitose que, quando adquirida na gestação, pode se manifestar por anemia, febre, dores musculares, lesões ósseas e graus variados de problemas cardíacos.
Exame: Chagas

Rubéola – Infecção viral transmitida pela mãe ao feto que pode causar deficiência mental, retardo no crescimento, deficiência auditiva, defeitos cardíacos, catarata, lesões ósseas e outros problemas.
Exame: Rubéola IGM

AIDS – A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida pode ser transmitida ao feto pela mãe contaminada pelo vírus HIV.
Exame: HIV

VOLTAR