Elastografia
É uma nova técnica diagnóstica, realizada com equipamento de ultrassonografia dotado de condições específicas.
A técnica se baseia no fundamento de que os tecidos possuem elasticidades próprias e algumas doenças podem alterar essa elasticidade.
O exame está indicado na investigação de várias enfermidades, porém o maior emprego atual tem sido as doenças do fígado.
As hepatopatias crônicas abrangem uma série de afecções que comprometem fígado, incluindo: hepatites virais, esteatose hepática (gordura), hepatite alcoólica e outras.
Essas “agressões” evoluem com inflamação e destruição progressiva do tecido hepático, com consequente formação de fibrose e pode evoluir para a cirrose com seus desdobramentos, como hipertensão do sistema porta, insuficiência hepática progressiva e, até, o câncer do fígado.
Os pacientes portadores de hepatopatias crônicas necessitam de acompanhamento sistemático, para estabelecer critérios evolutivos da sua doença e a técnica da elastografia é uma das maneiras menos invasivas e inóqua para esse acompanhamento.
O IMN está equipado com aparelhos de ponta para realizar elastografia e conta com profissionais altamente capacitados para a técnica.
Converse com seu médico e faça seus exames preventivos, rotineiramente, para uma melhor qualidade de vida.

VOLTAR