ultrassonografia (ou ecografia) é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para detectar, em tempo real, as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo e, com isto, construir as suas imagens.
Através do efeito Doppler, permite, também, se conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos.

Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, a ultrassonografia é um método inócuo, barato e ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade pro criativa.

Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos evoluiu tanto que transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica, exigindo treinamento constante e profissional cada vez mais qualificado.

O Instituto de Medicina Nuclear possui uma equipe altamente capacitada e conta com equipamentos capazes de produção de imagens morfológicas de alta definição.

No IMN, também, é possível realizar procedimentos guiados pelo ultrassom, como as punções aspirativas por agulha fina (PAAF), com destaque a punção de nódulos de tireoide, mama e outras estruturas, além da Core Biopsy de mama.